tauromaquia

touradas em números

Fica a saber todos os números sobre a touradas em Portugal. Preparado para te surpreenderes?

01.O que pensam os portugueses sobre as Touradas?

A Eurosondagem, uma das empresas de sondagens mais reputadas de Portugal, fez em 2011 uma sondagem nacional perguntando o que os portugueses acham sobre as touradas. Os resultados foram os seguintes:

86,1% dos portugueses não defende qualquer proibição das Corridas de Toiros

32,7% declararam-se aficionados;
20,6% são indiferentes às touradas;
32,8% não é aficionado mas não aceita que se retire a liberdade de escolha;
11% são contra as touradas, defendendo a sua proibição;

Mais de 50% dos Portugueses já assistiu ao vivo a uma Corrida de Toiros;
66% da população costuma assistir a espetáculos tauromáquicos pela televisão;
59,3% dos portugueses acham que as touradas contribuem para uma boa imagem do país no estrangeiro;
75% dos portugueses acham que as touradas têm importância ou alguma importância para a economia e turismo;
65,3% acha que seria muito grave o desaparecimento da tradição taurina para a identidade nacional.

Ver todos os dados

02.Quantas pessoas são necessárias para se realizar uma Tourada?

Para organizar uma Corrida de Toiros são necessárias, em média, 175 pessoas, que vão desde o pessoal encarregue dos curros, aos bilheteiros, passando pela banda ou pelos artistas, não esquecendo os transportadores, bombeiros, polícia ou trabalhadores dos bares.

03.Quantas praças fixas existem em portugal?

Em Portugal existem mais de 70 Praças de Touros fixas, a grande maioria delas pertencem às Santas Casas da Misericórdia, a principal instituição de solidariedade social em Portugal, ou outras IPSS (Instituições Públicas de Solidariedade Social), destinando-se a maior parte das rendas dessas praças a financiar a actividade dessas instituições.

04.Quantas Touradas se realizam por ano em portugal?

Em Portugal realizam-se anualmente uma média de 200 a 250 espectáculos taurinos. Em 2017 foram 205. 

05.Quantos espectadores vão por ano às Touradas em portugal?

Em 2017 os espectáculos tauromáquicos formais (realizados em praças de toiros) obtiveram cerca de meio milhão de espectadores (435.660). A média de espectadores por espectáculo continua a subir.

06.Qual a média de espectadores por espectáculo?

Em 2017 a média de espectadores por corrida de toiros subiu 9,1% e atinge a média de 2591 espectadores.

 

Para se perceber o elevado número de espectadores por espectáculo tauromáquico, basta ver que o teatro tem um número médio de 195 espectadores por sessão (dados Pordata), enquanto o cinema tem um número médio de 23 espectadores por sessão (dados Pordata) e a Ópera tem um número médio de 460 espectadores por sessão (dados Pordata).

07.Quantos telespectadores veem as Touradas na televisão?

Em 2017, as 4 corridas transmitidas (3 na RTP e 1 na TVI) obtiveram um acumulado de cerca de 2 milhões de telespectadores.

As transmissões televisivas obtêm uma média por corrida na ordem do meio milhão de telespectadores, atingindo sempre picos de 700 mil telespectadores por corrida. Isto faz com que as touradas sejam dos programas mais vistos do dia, na RTP, além chegarem a liderar as audiências em vários horários. Um exemplo da enorme adesão e gosto dos portugueses por este espectáculo cultural português, único no mundo.

08.Qual a praça onde se dão mais espectáculos?

A praça de toiros que mais espectáculos taurinos realizou em 2016 foi Albufeira, no Algarve, com 27 espectáculos, seguida de Lisboa com 14 e Vila Franca de Xira com 11.

09.Qual a região com maior média de ocupação das praças em corridas de Touros?

A nível regional o crescimento da média de ocupação das praças em corridas de toiros foi a grande tónica de 2017. O  Alentejo lidera com 74% de ocupação, seguido do Algarve com 73%, e da região Norte (72%).

Por distrito, Viseu e Viana do Castelo lideraram com 100% de taxa de ocupação. 


10.Em que distritos se realizam Touradas?

Em 2017 realizaram-se Touradas em todos os distritos menos em Vila Real, Braga e Aveiro.

distrito de Lisboa liderou em número de espectáculos (37) crescendo 8,3% em relação a 2016. Albufeira é novamente a cidade com mais espectáculos (27), 22,7% em relação a 2016. A nível regional o crescimento da média de ocupação das praças em corridas de toiros foi a grande tónica de 2017. O  Alentejo lidera com 74% de ocupação, seguido do Algarve com 73%, e da região Norte (72%).


11.Quantas Touradas de beneficência se realizam por ano em Portugal?

Todos os anos, de norte a sul do país, realizam-se em média cerca de 25 festivais taurinos, que são festejos taurinos de beneficência, cujos lucros se destinam a apoiar as mais diversas instituições sociais, como os Bombeiros, associações de apoio a deficientes, associações infantis, entre muitas outras.

12.Qual a riqueza gerada pelas Touradas?

A tauromaquia gera anualmente muitos milhões de euros de riqueza para a nossa economia, gerando ainda grandes receitas para o estado através de impostos diretos e indirectos. Apesar disso, é a única área cultural que não recebe quaisquer apoios do estado central.

13.Quantos pessoas envolvem as Tauromaquias populares em portugal?

Em Portugal realizam-se mais de 1000 eventos de tauromaquia popular (de rua). Estima-se que as tauromaquias populares movimentem mais de 3 milhões de portugueses todos os anos. O Colete Encarnado, em Vila Franca, as Festas da Moita, a Vaca das Cordas, em Ponte de Lima, as Capeias Arraianas da zona do Sabugal, as Touradas à Corda dos Açores são alguns dos exemplos de tauromaquias populares que movimentam milhões de pessoas em conjunto, todos os anos.

14.Quantos pessoas já assinaram a petição em defesa das Touradas?

A petição a favor Festa já ultrapassou, neste momento, as 120.000 assinaturas, o que a torna numa das maiores petições que já tiveram lugar em Portugal.