Setor-1-90-anos
Junho. 03. 2022 Junho. 03
"Sector 1" celebra 90 anos e mobiliza associações taurinas na defesa e afirmação da tauromaquia no Campo Pequeno


A celebração contou com cerca de 100 pessoas, e recebeu também uma mensagem com os votos de sucesso, da parte do Ministro da Cultura, e uma extensa mensagem de felicitações do Vereador da Cultura da CML, Diogo Moura, que destacou a relevância do Setor 1 na cultura tauromáquica lisboeta. 

Além do aniversário, esta data foi também escolhida para congregar as diversas associações taurinas de Lisboa, congregadas em redor de um manifesto de afirmação da tauromaquia em Lisboa. Este foi lido pela presidente do Sector 1, Patrícia Sardinha, e foi depois assinado pelas diversas organizações presentes. 

Este Manifesto intitulado Reunir Lisboa - Afirmar a Tauromaquia em Lisboa, destaca a longa história e importância da tauromaquia na capital do país, onde se mistura com a história da cidade e do país.

O manifesto assume a defesa de Lisboa como uma cidade para todos, aberta à diversidade cultural e sem conflitos entre cultura popular e contemporânea, seguindo as palavras da tomada de posse do presidente da CML, Carlos Moedas, que definiu Lisboa como uma cidade aberta, exigindo-se uma posição activa das entidades públicas na promoção da cultura tauromáquica da cidade.

Outro ponto fulcral do Manifesto, refere que daqui em diante estas associações estarão vigilantes e activas na defesa da tauromaquia em Lisboa e na exigência de que a primeira praça do país tenha uma temporada digna do seu estatuto, exigindo de todas as entidades responsáveis (Casa Pia, Concessionário da praça e Empresário Tauromáquico) o respeito pela aficion lisboeta e do estatuto da primeira praça do país

As entidades signatárias são Federação Prótoiro, Associação Nacional de Toureiros, Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, Associação Nacional dos Grupos de Forcados, Associação Portuguesa dos Empresários Tauromáquicos, Associação Portuguesa das Tertúlias Tauromáquicas Portuguesas, Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, Real Tertúlia D. Miguel I, Tertúlia Valores e Tradições, Tertúlia A Mexicana, Tertúlia Tauromáquica da Faculdade Medicina Veterinária, Taurisa, Tertúlia Tauromáquica do Instituto Superior de Agronomia.

A noite terminou com um fantástico conceito de fado pelas vozes de António e Augusto Pinto Basto, Dina do Carmo e Matilde Antunes, abrilhantados pelos músicos Mário Estorninho e Dinis Lavos e ainda apresentação a cargo de Chico Dias.