original
Março. 03. 2021 Março. 03
PSD propõe 2% do PRR para a Cultura e quer ouvir a PRÓTOIRO

O PSD acusou esta terça-feira o Governo de não ouvir os agentes da Cultura e propôs a audição de 40 entidades do setor, insistindo na recomendação ao Governo para que afete pelo menos 2% das verbas europeias de recuperação à cultura.

No dia em que passa um ano confirmado de infeção por covid-19, o PSD fez, em conferência de imprensa no parlamento, um balanço das respostas do Governo à crise gerada pela pandemia no setor da cultura. "Temos de concluir que a ministra da Cultura falhou estrondosamente nas respostas e nas medidas de apoio ao setor", afirmou Paulo Rios de Oliveira, coordenador do PSD na Comissão de Cultura e Comunicação, que considerou que estão "esgotadas todas as hipóteses de diálogo com o setor".

No requerimento que hoje deu entrada no parlamento, os sociais-democratas propõem um "calendário urgente de audições na área da cultura", e que incluem associações de promotores de festivais e eventos, de editores e livreiros, de técnicos e produtores, de músicos, de realizadores, de museus, de dança e a PróToiro, em representação do setor da Tauromaquia, numa lista de 40 entidades.

"Não é possível fazer e construir propostas para o setor sem ouvir as pessoas", defendeu o deputado do PSD, dizendo que o partido quer ouvir as várias ideias e avaliar se são "viáveis" e enquadráveis no Plano de Recuperação e Resiliência, como reclamam muitos agentes culturais.

Nesta iniciativa, sem força de lei, os sociais-democratas recomendam ao Governo que assuma uma resolução aprovada em setembro no Parlamento Europeu, para que dedique pelo menos 2% do total dos mecanismos de recuperação e resiliência que cabem a Portugal.

Fotografia: Expresso