A situação do setor cultural em Portugal é dramática e o PSD agendou, para hoje de manhã, um debate de urgência sobre Cultura no parlamento.
O debate contou com a presença da Ministra da Cultura e foi aberto pelo deputado Paulo Rios, coordenador do PSD na Comissão de Cultura que, no que diz respeito à tauromaquia, denunciou "a insuportável política cultural baseada nos gostos da ministra da cultura" que vem marcando a sua governação.
Sobre a recente polémica em torno das normas para o regresso das Touradas, mas com menor lotação que os restantes espetáculos culturais, Paulo Rios afirmou que "encher o Campo Pequeno com milhares de pessoas para um espectáculo musical é possível e é cultura, mas para servir de praça de toiros já é gente a mais e reduz-se a lotação a um terço." (ver vídeo no minuto 5.15 ).A deputada Fernanda Velez, também membro da Comissão de Cultura, que encerrou o debate, voltou a criticar a política de gosto da ministra da cultura.
Recorde-se que desde o início da legislatura que o PSD tem vindo a defender o tratamento igualitário para todas as formas de cultura, como a lei obriga, denunciando os ataques do governo socialista à cultura tauromáquica.
Foto Luís Barra (Expresso)