20190317 SANTAREM.FH0004
Novembro. 23. 2020 Novembro. 23
Município de Santarém aprova Moção "Pela liberdade de acesso aos espetáculos de Cultura Popular Portuguesa"

O Município de Santarém aprovou hoje, dia 23 de novembro, por unanimidade, a Moção "Pela Liberdade de acesso aos Espetáculos de Cultura Popular Portuguesa". A Moção foi subscrita pelo Presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e pelos Vereadores do PSD: Inês Barroso, Nuno Serra, Cristina Casanova e Ricardo Rato. A mesma refere que "reconhece o interesse da Tauromaquia como dinamizador cultural, económico e social da região e considera que deve existir liberdade para todos, no acesso e participação em eventos de cultura popular Portuguesa, em particular, a cultura tauromáquica".

A moção "Condena veemente as propostas do Bloco de Esquerda (BE) e do Partido das Pessoas, Animais e Natureza (PAN) e que restringem a liberdade de cada indivíduo em assistir ou participar em eventos que estes dois partidos consideram que não se identificam com as suas ideologias", e "Apela ao Governo e Deputados eleitos para a Assembleia da República, que se oponham a estes diplomas, mantendo a liberdade e identidade de um povo". 

Acresce ainda a existência do "Grupo de Forcados Amadores de Santarém, o mais antigo de Portugal, por onde passaram centenas de jovens de todo o País, são uma marca indelével da nossa Cidade, não apenas ao nível nacional, mas também europeu e mundial, e comprovam que a juventude, a tauromaquia, a tradição e a cultura popular são todas elas elementos de uma expressão cultural mundialmente reconhecida".

A moção relembra que "Pelas praças de touros da cidade de Santarém, quer na praça velha, quer pela Monumental Celestino Graça, passaram os nomes mais sonantes da tauromaquia nacional e mundial, que fizeram deslocar multidões, em liberdade, à nossa cidade, dinamizando a economia local e apoiando o desenvolvimento do Concelho". 

A posposta termina com o reforço de que "Proibir os menores de dezoito anos de assistirem e participarem em espetáculos taurinos é querer apagar da memória das novas gerações uma parte da história e Cultura Popular Portuguesa".