156926165_4176315369069484_8004008784299346541_n-3
Fevereiro. 20. 2021 Fevereiro. 20
Morreu o autor do Charging Bull - "Touro Investindo" em Wall Street

Arturo Di Modica, nascido a 26 de Janeiro de 1941, natural de Vittoria, Itália, morreu no passado dia 19 de Fevereiro de 2021, aos 80 anos. Depois de uma dura luta contra o cancro nos últimos anos, nos últimos dias foi piorando e acabou por morrer em sua casa.

O escultor siciliano tornou-se famoso principalmetne pela imponente escultura de bronze que se encontra em Wall Street, perto da Bolsa de Nova Iorque. A escultura tem 4,9 metros de comprimento, 3 metros de altura e e pesa 3,2 toneladas.

A escultura, chamada Charging Bull ("Touro Investindo"), foi esculpida e financiada pelo artista.

A História por detrás da obra e de como foi ali parar é impressionante, já que falamos de uma escultura com medidas gigantescas e que foi instalada ilegalmente em frente à Bolsa de Nova Iorque. Em 1987 e na sequência da queda da bolsa de 1987, o Charging Bull foi um símbolo da força e poder do povo.

Em Dezembro de 1989, Di Modica transportou a sua escultura para a Baixa Manhattan e colocou-a debaixo de uma árvore de Natal em frente à Bolsa de Nova Iorque, como prenda de Natal para os nova-iorquinos.

Após algumas semanas de verdadeira guerrilha artística, o Touro foi finalmente aceite pela cidade de Nova Iorque, que encontrou a sua atual localização em 1989, a norte do Bowling Green Park, no cruzamento da Broadway.

Numa recente entrevista ao jornal La Repubblica, o escultor relatou a origem do seu projeto: "Era um tempo de crise, a Bolsa de Nova Iorque tinha caído mais de 20% (...). Com alguns amigos, perguntei-me o que poderia fazer pela "minha" cidade. Claro que sou de Vittoria, mas vivi em Nova Iorque durante mais de 40 anos. Assim, surgiu-me a ideia de esculpir um touro, a imagem da bolsa de valores a subir: o que começou por uma brincadeira, uma provocação, acabou por tornar-se algo sério".

"Dizem-me que depois da Estátua da Liberdade, o Charging Bull é o monumento mais visitado de Nova Iorque, mesmo ao lado do templo das finanças mundiais. Até ultrapassou o Empire State Building", disse.

Charging Bull é uma das obras de arte mais fotografadas da cidade de Nova Iorque. A lenda diz que coçar o nariz, agarrá-lo pelos cornos ou tocar-lhe nos testículos traz boa sorte.