RTP-touradas
Junho. 25. 2021 Junho. 25
Maioria dos portugueses contra proibição de touradas na RTP

A possibilidade de a RTP ser proibida de transmitir touradas, resultado da revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão (em curso), tem a oposição da maioria dos portugueses. 

Questionados no barómetro CM/Intercampus, para o CM/CMTV, 49,3% responderam não concordar com a proibição. Por outro lado, 44,9% apoiam a medida. Os restantes 5,8% não souberam responder ou não responderam. Decompondo os resultados 22,5% dizem achar bem que a RTP os transmita, 26,8% responderam não concordar com a sua transmissão mas estar contra a proibição pelo Governo.

Esta tentativa de proibição ilegal gerou grande polémica tendo levado a uma Carta Aberta pela Liberdade de Programação na RTP de 125 personalidades políticas e sociais de grande peso, entre os quais se encontram socialistas, como Carlos César, Presidente do PS,  Manuel Alegre, os ex-ministros da cultura Luís Castro Mendes, João Soares e Gabriela Canavilhas, os ex-secretários de estado da cultura Elísio Summavielle e o social democrata Francisco José Viegas. A lista inclui outros nomes como António Lobo Xavier, Paulo Núncio, ex-Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais no governo de Passos Coelho, o jornalista Daniel Oliveira, o realizador António Pedro Vasconcelos, a escritora Alice Vieira, o artista plástico Pedro Cabrita Reis ou a historiadora Raquel Varela, tal como o treinador José Peseiro, o ex-guarda-redes da selecção nacional Ricardo Pereira ou Carlos Manuel, os músicos Toy, José Cid, o encenador e ex-diretor do Teatro Nacional D. Maria II, Carlos Fragateiro ou o empresário do Miguel Ribeiro Ferreira.

A consulta pública do novo contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão terminou no fim de Maio, aguardando-se a sua versão final, depois do parecer das diversas entidades intervenientes. 


FICHA TÉCNICA BARÓMETRO