forcados-sevilha
Setembro. 14. 2022 Setembro. 14
Inaugurada em Sevilha exposição sobre os Forcados

Foi hoje inaugurada ontem em Sevilha, no Centro Cultural da Fundação da Caja Rural Del Sur, a exposição de fotografias do português Rafael G'Antunes, intitulada "Forcados, os Últimos Gladiadores" e que pode ser visitada até dia 29 de setembro. 

Este corpo artístico fotográfico busca penetrar numa manifestação cultural Portuguesa, cuja referência escrita conhecida mais antiga data de 1258, e que hoje é alvo de críticas e tentativas de extinção por parte de alguns partidos políticos e organizações defensoras dos direitos dos animais, este corpo de trabalho propõe uma reflexão sobre a necessidade, ou não, de transmutações nos universos simbólicos do Património Cultural Imaterial – neste caso concreto a Tourada à Portuguesa – alicerçados em memórias colectivas enraizadas ao longo de séculos.

O presidente d Fundação Caja Rural Sur, José Luis García-Palacios, agradeceu "o esforço do autor em recolher com grande qualidade esta tradição portuguesa que é necessário preservar como parte da cultura do pais vizinho."

Nesta série de retratos, Rafael G'Antunes convoca o rosto como definidor de um espaço de acção imagética e emotiva, que apela à contemplação do observador, propondo-lhe a sua própria construção narrativa. Todos os retratos foram realizados o mais depressa possível após a pega de caras.

Esta exposição conta com o apoio da Caixa de Crédito Agricola de Mafra, do logístico da Associação Nacional de Grupos de Forcados e do apoio institucional da Protoiro. 

O trabalho de Rafael G'Antunes (Lisboa, 1977) propõe reflectir e explorar, com o recurso à imagem fotográfica, as tensões e as dinâmicas transitórias nos conceitos de identidade, memória colectiva e individual, e de Património Cultural (quer seja material ou imaterial) quando confrontados com a compressão do espaço geográfico – através do encurtamento da noção de tempo – que a mundivisão e os progressos tecnológicos impuseram à Humanidade. Tendo por base uma abordagem metafórica, as suas imagens posicionam-se em contraponto às percepções culturais actuais, reféns de acções simbólicas geradas, partilhadas e consumidas de uma forma cada vez mais global.

Rafael G'Antunes tem uma experiência de várias décadas como fotografo free-lancer em títulos como "Fortunas e Negócios", "Sábado", "Exame", Notícias Magazine", "Jornal de Negócios", "Diário Económico", entre outros.