Ministra_cultura
Abril. 21. 2021 Abril. 21
CDS questiona a Ministra da Cultura sobre a razão para as praças abrirem mas sem Touradas

A 19 de Abril Portugal deu mais um passo em frente no desconfinamento. Acontece que, dois dias antes, saiu a Resolução de Conselho de Ministros que autoriza o reinício das atividades culturais, sendo a única exceção nas "Atividades culturais e artísticas" as Praças, locais e instalações tauromáquicas. Desta forma, o setor da cultura reabre excluindo, mais uma vez, a Tauromaquia.

O Governo decidiu assim que a tauromaquia não retoma a sua atividade normal, dentro das condicionantes inerentes à pandemia, a par do restante setor cultural. A situação é agravada pelo facto de, mais uma vez, serem permitidos espetáculos em recintos tauromáquicos, mas não touradas.

Esta decisão discriminatória torna-se ainda mais estranha quando, nas últimas semanas, se tem registado uma normalização das relações do Governo com o setor e a sua normal inclusão nas políticas públicas culturais, como a lei prevê.

O CDS entende que é preciso corrigir esta discriminação e considera essencial e urgente obter esclarecimentos da parte da Ministra da Cultura. Desta forma a deputada do CDS Ana Rita Bessa dirigiu uma pergunta à Ministra da Cultura, onde pretende saber qual o motivo pelo qual não puderam recomeçar os espetáculos tauromáquicos a 19 de abril, como o restante setor cultural e qual o motivo pelo qual as praças de touros podem acolher espetáculos, mas corridas de touros não. Além disso, a deputada quer a confirmação de que o setor tauromáquico poderá retomar a sua atividade a 3 de maio.