As crianças brincam e brincarão aos toiros
Desde há alguns anos, num ritual que se repete, forças ideológicas radicais anti-taurinas vêm a terreiro exigir o fim da presença de menores nas manifestações da cultura tauromáquica, quer na qualidade de assistentes a espetáculos taurinos, quer na de aprendizes das profissões do toiro, quer como simples aficionados práticos. Trata-se de um dos tópicos de uma agenda mais vasta que, infelizmente, tem encontrado aliados em instituições que deveriam estar na linha da frente do respeito pelos direitos culturais, e atuam no sentido contrário às suas obrigações, como o governo.
Como foi já amplamente denunciado, os argumentos utilizados, relativos aos putativos efeitos perniciosos da exposição das crianças a práticas violentas, com supostos impactos nos corpos e nos espíritos em formação, são bem conhecidos. Como está a ser infeliz e demasiadamente comum, são esgrimidos em total desrespeito pela ciência. Na verdade, estudos diversos na área da psicologia, da sociologia e de outras ciências, ou demonstram que não há qualquer evidência desses efeitos ou que, a haver, eles são favoráveis ao desenvolvimento de estruturas mentais muito favoráveis entre os jovens e as jovens que participam em Escolas de Toureio.
Se a tentativa de impedir os menores de idade de frequentar espetáculos ou outras manifestações tauromáquicas não tem qualquer efeito de proteção desses menores, que motivos a movem? A única explicação que nos ocorre é o ódio em relação à tauromaquia e às pessoas e comunidades que nela se revêm. Os mesmos que não se cansam de anunciar a morte natural da tauromaquia, são os primeiros a duvidar da sua própria propaganda, agindo afincadamente, com ferocidade, para a liquidar. Impedir que ela se reproduza, transmitindo-se naturalmente de geração em geração, é o que almejam os promotores auti-taurinos. Não passarão, como não passarão quaisquer tentativas de impor autoritariamente determinados padrões de cultura, condenando outros que são apenas diferentes!
Como diria Berthold Brecht, os atuais fundamentalistas dos costumes vêm agora atrás da tauromaquia, mas não vão parar por aqui. Verterão toda a sanha proibicionista contra tudo o que fuja às suas convicções particulares. Persegui-las-ão uma após outra, fomentando sempre a divisão entre os cidadãos e o ódio "contra os outros", que são agora os aficionados aos toiros, e serão amanhã outros quaisquer.
Ao governo, que entre crenças de alguns dos seus responsáveis e cálculos politiqueiros vai viabilizando os ataques, queremos dizer que esses cálculos lhe sairão furados, pois os aficionados não se vão esquecer do que lhes estão a fazer agora. Aos autarcas, em particular nos milhares de localidades onde a tauromaquia é uma cultura viva e relevante, apelamos para que assumam as suas responsabilidades e defendam as suas populações até às últimas consequências. Aos portugueses e portuguesas que amam a liberdade, a democracia e os direitos culturais, alertamos para o perigo que representa qualquer cedência em matéria de princípios, como esta. Finalmente, aos aficionados apelamos para que se mobilizem em torno das suas organizações representativas para defender a sua dignidade e os direitos próprios e os dos seus filhos, nomeadamente a participar nas manifestações da cultura em que se reconhecem e que amam. Somos cidadãos em plenitude, não admitiremos ser menorizados e exigimos o fim imediato das perseguições a que temos vindo a ser sujeitos. As nossas crianças vão continuar a poder usufruir da tauromaquia para crescerem felizes e saudáveis.
Associação de Tertúlias Tauromáquicas de PortugalA Fenomenal, Tertúlia Tauromáquica do Entroncamento, EntroncamentoAficionados com Paixão, BarrancosA Mexicana, Tertúlia Tauromáquica, LisboaAposento do Barrete Verde de Alcochete, AlcocheteAssociação dos Amigos Abre Max, Vila Franca de XiraAssociação de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de XiraAssociação Eh. Toiro!, ChamuscaAssociação Tertúlia Alagoa, AlagoaClube Taurino de Alcochete, AlcocheteClube Taurino Beringelense, BeringelClube Taurino do Concelho da Chamusca, ChamuscaClube Taurino Vilafranquense, Vila Franca de XiraLudo Taurus, Vila Franca de XiraPeña da Moca, Nave-de-HaverRamagens, Oiro e Prata, Alter do ChãoTertúlia Tauromáquica Festa Brava, AzambujaTertúlia Tauromáquica O Berço, AbiúlTertúlia Tauromáquica Praiense, Praia da VitóriaTertúlia Tauromáquica Terceirense, Ilha TerceiraTertúlia Tentadero, Castanheira do RibatejoUnião de Tertúlias de Azambuja, Azambuja