touradas-Assembleia-municipal-lisboa
Julho. 20. 2022 Julho. 20
Assembleia Municipal de Lisboa rejeita voto de protesto do PAN contra Touradas em Lisboa

A Assembleia Municipal de Lisboa rejeitou ontem, por larga maioria, um voto de protesto apresentado pelo PAN contra a existência de touradas na cidade de Lisboa, em concreto na Praça de Toiros do Campo Pequeno, num momento em que a temporada tauromáquica da praça de toiros de Lisboa arranca amanhã. 

O resultado das votações foi muito expressivo, com uma larga maioria a rejeitar as intenções do PAN. Votação contra a proposta do PAN 40 deputados municipais (16 PSD, 7 PS, 7 CDS, 5 PCP, 3 CH, 1 AL, 1 PPM), 24 votos a favor (1 PAN, 1 Livre, 2 PEV, 4 BE, 2 IL, 2 IND, 11 PS) e 6 abstenções (5 PS e 1 IL). 

Este é mais um episódio em que o PAN sai derrotado, como em todas as suas tentativas de aprovar votos, moções ou propostas contra a tauromaquia em Lisboa. 

PSD, CDS e CHEGA fizeram intervenções onde reprovaram as falsidades históricas e a falta de rigor do texto apresentado pelo PAN fazendo diversas correcções ao mesmo.

Destacaram-se as declarações de Nuno Pardal (Chega), fazendo uma análise da história e importância da tauromaquia na cidade de Lisboa, de António Proa (PSD) que defendeu uma sociedade lisboeta plural, diversa e culturalmente livre. Já Francisco Camacho (CDS) apresentou números sobre a opinião dos portugueses sobre touradas que não deixaram quaisquer dúvidas sobre a enorme ligação da sociedade portuguesa com a cultura tauromáquica. Todos reforçaram a defesa da liberdade cultural como um pilar fundamental de uma sociedade livre e democrática, como afirmaram que Lisboa tem de ser.

Terminada a votação o PSD fez uma declaração de voto onde defendeu a liberdade cultural na Lisboa.