touradas-temporada-2021
Maio. 03. 2021 Maio. 03
Temporada Tauromáquica de 2021 arranca hoje

Depois de um ano de 2020 marcado pelos impactos negativos da pandemia do Covid-19, com uma quebra de cerca de 76% no número de espectáculos tauromáquicos, e mesmo com um atraso de quinze dias em relação às restantes áreas culturais, arranca hoje a temporada de 2021, ainda com as praças de toiros com lotações limitadas até 50%. A temporada inicia-se com três meses de atraso, pois a data tradicional para o arranque da temporada é a 1 de Fevereiro. 

A praça de toiros José Mestre Batista, em Reguengos de Monsaraz, recebe hoje, a partir das 19h, feriado municipal, o primeiro espectáculo tauromáquico de 2021, que será um Festival Taurino a favor da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz. Lidam-se seis toiros da ganadaria Passanha pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves, João Telles, Marcos Bastinhas, António Prates e o amador Tristão Ribeiro Telles. As pegas estarão a cargo dos forcados amadores de Alcochete e de Monsaraz. 

Para João Santos Andrade, Presidente da PROTOIRO, "Temos de fazer da crise uma oportunidade. Agora é o tempo de reconstruir, de trabalhar e de criar os caminhos para o fortalecimento da tauromaquia no pós Covid, que afetou e ainda afeta gravemente o setor da cultura e, em particular, o da tauromaquia. Unidos podemos alcançar grandes resultados."

Para Ricardo Levesinho, Presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, "Arranca hoje uma temporada desafiante e cheia de ilusões. Vivemos uma fase que nos dá alguma esperança, com o tema Covid mais controlado, e com muitos projectos tauromáquicos espalhados por todo o país. A cultura é segura, por isso o meu apelo é que todos frequentem espectáculos taurinos, pois dessa forma estão a apoiar a cultura, a economia e os nossos artistas. Espero que seja uma temporada cheia de êxitos e de emoções."

Neste momento já estão agendados nove espectáculos tauromáquicos no mês de Maio, além de Reguengos de  Monsaraz, em Vila Franca de Xira (dias 7 e 8), Salvaterra de Magos (dia 9), Chamusca (dia 13 e 15), Moita do Ribatejo (dia 22) e Azambuja (dias 29 e 30). 

As normas sanitárias da DGS para os espectáculos tauromáquicos estão em revisão, esperando o setor um aumento das lotações em breve e uma maior agilização do espectáculo. 

Para assinalar o arranque da temporada, a marca Touradas, da Protoiro, arrancou hoje com uma campanha digital nas redes sociais com a assinatura #euvouatourada, assinalando que a cultura é segura e que quem comprar um bilhete para uma tourada está a apoiar a cultura taurina e os nossos artistas.

PROTOIRO
Federação Portuguesa de Tauromaquia