protesto-elvas-protoiro-touradas
Julho. 01. 2020 Julho. 01
Setor Taurino manifesta-se em Elvas na abertura da fronteira com Espanha

Vários representantes do setor da Tauromaquia, incluindo profissionais e aficionados, estiveram esta manhã em Elvas, às 10h15, numa ação de protesto junto do castelo da cidade, onde se deu o encontro entre a comitiva Espanhola e Portuguesa, marcando a reabertura da fronteira com Espanha. 

O protesto teve como objectivo a discriminação de que o setor da tauromaquia está a ser alvo, com as normas da DGS para os espectáculos tauromáquicos a preverem uma lotação de cerca de 1/3, sendo menor do que os restantes espectáculos culturais que podem ter uma ocupação de 50% dos lugares dos recintos. 

Do lado da PROTOIRO, Nuno Pardal, o presidente da Associação Nacional de Toureiros, explicou à Lusa que "é importante" estar junto do poder político porque o setor está "parado" e exige "igualdade" para que possam desenvolver a sua atividade.

"Continuamos com esperança de conseguir os 50% de lotação nas praças, neste momento estamos só a 25%. É importante estar aqui para mostrar que estamos aqui", disse.

Depois da reunião que ontem decorreu com a DGS, o setor da tauromaquia aguarda a revisão das lotações das praças de toiros, para que sejam autorizadas lotações de 50% das praças, em igualdade com os restantes recintos culturais.