jorge-sampaio-touradas
Setembro. 10. 2021 Setembro. 10
Protoiro lamenta a morte de Jorge Sampaio

É com profunda tristeza que a Protoiro, a Federação Portuguesa de Tauromaquia, lamenta o desaparecimento de Jorge Sampaio, um homem bom, inteligente e dialogante, que sempre deu mostras de uma mundividência democrática e plural, compreendendo o país e as populações, na sua diversidade, ao longo da sua ação política. 

No que respeita à cultura tauromáquica não podemos esquecer a importância da sua ação política, que abriu espaço à legitimação legal da cultura tauromáquica de Barrancos, quando fez a afirmação histórica de que "Há tradições que seria conveniente enquadrar legalmente de outra maneira", tal como à defesa da cultura portuguesa e da liberdade cultural. 

Além da sua condição pessoal de aficionado, enquanto Presidente da República, foram várias as suas presenças em praças de toiros condecorando e distinguindo artistas tauromáquicos e honrando esta arte tão portuguesa. 

Celebre ficou também a sua frase quando, em campanha eleitoral, em Vila Franca de Xira, foi questionado por um jornalista se gostava de touradas, respondendo sem hesitação - "Gosto muito e só tenho pena de não poder assistir mais vezes" - o que demonstra a sua condição de homem livre e frontal, sem receio de censuras do politicamente correcto, algo que rareia nos dias de hoje. 

Em 2007, num colóquio na Casa Museu Mario Coelho, Vila Franca de Xira , afirmou "Deixem as pessoas que gostam da festa brava recriarem-se culturalmente. Deixem a festa correr", esclarecendo, nessa ocasião, que a sua afición começou com a sua mãe, que morava perto do Campo Pequeno, e que o levava às touradas em Espanha. O ex-presidente defendeu na sua intervenção o pluralismo cultural e sobre a polémica criada em volta das tradições barranquenhas, Sampaio justificou-a com "uma incapacidade das pessoas em compreenderem que existem diferenças culturais". 

Portugal perdeu um lutador pela democracia e pela liberdade, e todos lhe estamos gratos por isso. 

A todos os familiares e amigos enviamos as nossas sentidas condolências. 

PROTOIRO