tourada-vila-do-conde
Julho. 14. 2022 Julho. 14
ProToiro acusa Presidente de Vila do Conde de atentado à liberdade cultural

A Federação apoia a organização da tourada no concelho e recorda ao presidente da câmara que Portugal é um país democrático onde a liberdade cultural é um direito de todos os portugueses. 


A ProToiro, Federação Portuguesa de Tauromaquia, vem mostrar a sua solidariedade com os organizadores da Corrida de Toiros em Ferreiró (Vila do Conde), o empresário Paulo Pessoa de Carvalho e a Associação Juntos pelo Mundo Rural.

A ProToiro acompanha o processo da organização da Corrida desde o seu início e tem cooperado com a organização. 
O Presidente do Município, Vitor Costa, foi muito claro na sua intenção, ilegal, de impedir que se realize uma tourada no concelho, quando no dia 20 de Junho afirmou ao JN que "garantia que a tourada não se iria realizar". Isto é simplesmente um ataque antidemocrático à liberdade cultural, impróprio de um país civilizado e de um representante do Estado.

Temos de recordar ao Sr. Presidente que Portugal é uma democracia, onde a liberdade cultural, o direito à criação artística e o acesso à cultura são direitos fundamentais protegidos pela Constituição da República Portuguesa. Agir contra estes preceitos legais será incorrer em ilícitos criminais, agravados se forem cometidos por um representante do Estado. 

Nenhum município pode impedir a realização de eventos culturais, seja uma peça de teatro ou uma tourada, pelo que o Presidente da CM de Vila do Conde deve submeter-se à lei e ao respeito pelos direitos e liberdades dos cidadãos portugueses, como é seu dever.

A ProToiro espera que o tribunal reponha a legalidade desta situação e que todos os cidadãos possam livremente desfrutar da cultura portuguesa na corrida de toiros em Ferreiró, Vila do Conde, no próximo dia 23 de Julho.