praca-touros-santarem-touradas
Julho. 11. 2022 Julho. 11
Praça de toiros de Santarém será remodelada e vai ficar ainda maior

O Executivo Municipal aprovou hoje, dia 11 de julho, por unanimidade, em reunião do Executivo Municipal, o pedido de informação prévia da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, com vista à ampliação da Monumental Celestino Graça, situada no Campo Infante da Câmara.

Diogo Gomes, Vereador com o Pelouro do Urbanismo e Obras Particulares, referiu ser "uma honra aprovar a realização destas obras que vão permitir que o melhor tauródromo do País possa acolher espetáculos culturais de grande dimensão, após a fase de licenciamento, e de requalificação interna do espaço. Estas obras que vão permitir que este espaço possa alavancar a cidade, também contemplam a construção de um novo anel, que vai permitir acolher comércio e serviços".

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Hermínio Martinho, reforça "a vontade que a Instituição tem para a real execução deste projeto, a aprovação do mesmo por parte da Câmara Municipal é passo crucial para a continuidade da estratégica de revitalização da nossa Monumental Celestino Graça"

Para este projeto, da autoria do arquiteto Carlos Guedes de Amorim que prevê a construção de um anel de dois pisos que "vem dar nova vida ao local", João Leite, Vice-Presidente do Município de Santarém referiu que "ainda hoje vamos ter uma reunião com a Faculdade de Arquitetura de Lisboa, que nos vai apresentar a proposta global provisória para a requalificação do Campo Infante da Câmara, para em setembro, apresentarmos à Assembleia Municipal a referida proposta que já contempla este projeto para a requalificacão e ampliação da Celestino Graça". Estas obras requalificação, reabilitação e ampliação "vão permitir acolher também espetáculos de outro âmbito, para além dos espetáculos tauromáquicos", refere João Teixeira Leite.

Aos 15.000m2 existentes vão construir-se 1.790m2 para comércio e/ou serviços quer permitam a sua utilização como função multiusos, com a condição de preservação da funcionalidade do recinto e das normas legais daí decorrentes.

O projeto tem em linha de conta a centralidade urbana da Monumental Celestino Graça, a sua proximidade às escolas e ao Instituto Politécnico de Santarém e a facilidade de estacionamento, fundamentais para já existirem potenciais interessados em estabelecer a sua atividade comercial e/ou de serviços, que vão trazer vida urbana, diária, a este espaço e a toda a zona envolvente.