pan-albufeira-crime
Agosto. 17. 2018 Agosto. 17
PAN envolvido na invasão à praça de toiros de Albufeira

O partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza promove ações provocatórias e de alteração à ordem pública. Hélder Silva, um dos três invasores da Praça de Toiros de Albufeira, foi candidato pelo PAN à câmara municipal da Moita nas autárquicas do ano passado.

PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia reprova e considera inaceitável que um partido com assento parlamentar incentive ações provocatórias, com o objetivo de desencadear uma reação e apresentar-se como bastião da moral e dos bons costumes.

O direito à manifestação não pode ser confundido com iniciativas orquestradas de ações criminosas de distúrbios públicos, que põem em causa a segurança e direitos dos cidadãos. 

PróToiro repudia e condena situações como as que se verificaram em Albufeira. Preocupada com o aumento do número de ações de destabilização da ordem pública, levada a cabo por movimentos antitaurinos e animalistas, a PróToiro exige alterações à legislação que efetivamente desencorajem a estas ações.

Perante o histórico de distúrbios públicos provocados por estes movimentos nacionais e internacionais, a PróToiro vai pedir ao Ministério da Administração Interna uma reunião de forma a alertar para estes problemas e salvaguardar a segurança pública e os direitos de todos os cidadãos, sejam eles pró ou antitaurinos. 

Nos últimos anos, são conhecidos os casos de vandalismo do património tauromáquico (praças e materiais publicitários), confrontos com aficionados (Viana do Castelo, 2012), confrontos entre manifestantes e PSP (Viana do Castelo, 2013) e Praia de Mira (2014), invasões de arenas no Campo Pequeno (2016 e 2017) e agora Albufeira, com as consequências lamentáveis que se conhecem.