Filipe-Martinho-dia-da-tauromaquia
Fevereiro. 25. 2022 Fevereiro. 25
Novilheiro Filipe Martinho: "Para mim é um grande orgulho e um sonho poder estar num dia tão importante como é o Dia da Tauromaquia."

Entrevista rápida ao novilheiro Filipe Martinho,  sobre as expectativas para o Dia da Tauromaquia e para a sua actuação no Festival taurino que encerra o dia.

Como está a decorrer o seu percurso de novilheiro? Pode fazer uma síntese rápida do seu percurso?
R: O meu percurso começou na escola de toureio da moita em 2015, e no início do ano de 2021 foi acordado um intercâmbio entre a escola da Moita e de Badajoz, onde fui bem recebido e tive a oportunidade de tourear muito em Espanha onde tive triunfos importantes.

Como se sentes ao tourear num dia em que se celebra a tauromaquia e a liberdade cultural?
R: Para mim é um grande orgulho e um sonho poder estar num dia tão importante como é o dia da Tauromaquia e fazer parte de um cartel desta qualidade e importância.

Qual o seu maior triunfo até ao momento?
R:  Felizmente tenho vindo a ter alguns triunfos importantes mas o maior triunfo que tive foi sem dúvida em Maio de 2021 onde consegui abrir a porta grande na Moita, e ser o primeiro novilheiro sem picadores a consegui-lo.

Quais são as suas expectativas para a sua actuação no Dia da Tauromaquia?
R: As expectativas são as melhores, com grande ilusão e com ganas que chegue o grande dia.

Porque é que acha que as pessoas devem estar presentes no Dia da Tauromaquia?
R: É um dia que representa todos os amantes da nossa festa, um dia completo, cheio de atividades para todos e todas as idades, será sem dúvida mais um dia que ficará marcado para a história da Tauromaquia.

Festival Taurino do Dia da Tauromaquia conta com um cartel misto de luxo com os cavaleiros Ana Batista, João Moura Jr, João Ribeiro Telles, João Salgueiro da Costa, o matador português João Silva "Juanito" e o novilheiro praticante Filipe Martinho.  Pegam os forcados de Montemor e Aposento da Moita, perante toiros da ganadarias Vinhas, Murteira Grave (a pé), Passanha, Eng.° Jorge de Carvalho (a pé), Varela Crujo e Romão Tenório.

O Dia da Tauromaquia realiza-se no próximo dia 26 de fevereiro na Praça de Toiros da Moita, com diversas actividades a partir das 10h da manhã, para toda a família, encerrando com um fantástico Festival Taurino às 16h. Toda a programação e bilhetes para o Festival podem ser comprados em www.diadatauromaquia.ptOs menores de 16 anos têm entrada gratuita