touradas-protesto-campo-pequeno
Junho. 22. 2020 Junho. 22
Normas da DGS para a Tauromaquia voltam a discriminar o sector

Foram hoje dadas a conhecer as Normas da DGS e a discriminação do sector Tauromáquico relativamente aos outros espetáculos culturais voltou a ser visível. Ao contrário do que se esperava, a lotação das praças passou de meia praça para aproximadamente de 1/4 ou 1/3 de público.

Ao contrário do que acontece em concertos, por exemplo, onde os lugares para o público podem ser ocupados em todas as filas, de forma desencontrada, para as Praças de Toiros são definidas as seguintes regras:

"Os lugares para o público devem ser, sempre que possível, marcados e vendidos como tal. Deve ser garantida a distância de um metro entre cada lugar a ocupar (exceto se coabitantes), na mesma fila, e a existência de uma fila de intervalo (sem ocupação). As filas e os lugares a ocupar devem estar devidamente sinalizados".

Desta forma, contrariamente ao que acontece nos outros espetáculos culturais, tem de haver uma fila livre entre filas, reduzindo em grande parte lotação nas Praças de Toiros. Hélder Milheiro, Secretário-Geral da ProToiro, afirma que já se fizeram as respectivas reclamações de forma a que esta discriminação seja rectificada o mais rápido possível.

"Isto é um absurdo. Uma sala como o Campo Pequeno recebe um espectáculo cultural em que as pessoas estão sentadas um lugar sim, um lugar não. Quando há um espectáculo tauromáquico, no mesmo recinto, tem que haver uma fila de separação. Isto cria discriminação entre os espectáculos culturais e o sector não pode permitir isso", afirma Hélder Milheiro.