matador-jose-manuel-pinto
Dezembro. 27. 2022 Dezembro. 27
Morreu o matador de toiros José Manuel Pinto

Natural das Caldas da Rainha, onde nasceu a 16 de Março de 1945, José Manuel Pinto estreou-se como novilheiro praticante a 2 de Outubro de 1962, radicando-se depois em Sevilha, onde junto de Armando Soares inicia a sua actividade, apoderado por Curro Chaves, debutando com picadores em Agosto de 1965.

"Comecei a gostar de touradas porque seu avô, Gregório José Lourenço, era um verdadeiro aficionado da tauromaquia. Comecei a querer ser toureiro profissional em 1961 quando estava na Escola Tauromáquica da Golegã. A partir dos meus 17 anos, comecei a tourear e a viver em Espanha."

Tomou a alternativa de matador de toiros na praça espanhola de Cáceres em 19 de Agosto de 1973 apadrinhado pelo lendário António Bienvenida, com o testemunho do sevilhano José Luis Parada, lidando o toiro "Chiquero" da ganadaria de Maria Teresa Mahou.

Ao longo de 35 anos, actuou nos quatro cantos do mundo: PortugalEspanhaMéxicoColômbiaPeruEquador e Estados Unidos da América (Califórnia), chegando a ser ganadeiro.

No final da década de 70 casa com uma senhora luso-americana, tem três filhos e ruma à Califórnia, onde se estabelece, continuando a tourear. Foi mesmo um dos pioneiros da organização de corridas de toiros nesse Estado americano, onde realizou os primeiros festejos taurinos numa praça portátil que comprou em Portugal.

Nos anos 80 regressa a Portugal, onde toureia várias corridas, as últimas das quais no ano de 1988. Regressa de novo à Califórnia e, há poucos anos, voltou definitivamente para o seu país, vivendo primeira na Chamusca e ultimamente numa aldeia próxima de Vila do Conde - onde amanhã à tarde se realizará o funeral.