MANUEL_BADAJOZ_BANDAILHEIRO
Março. 04. 2018 Março. 04
Morreu o bandarilheiro Manuel Badajoz

O bandarilheiro Manuel Badajoz morreu esta madrugada no Hospital de Santarém, vítima de doença prolongada.

Manuel Badajoz tinha 86 anos, era natural de Coruche, onde nasceu a 26 de Agosto de 1931 e integrou, enre muitas outras, a célebre "Quadrilha Maravilha" do matador Manuel dos Santos com José Tinoca e o também já falecido Manuel Barreto.  Irmão do também célebre bandarilheiro António Badajoz, formou com este a famosa "Escola de Toureio de Coruche", de onde sairam toureiros como José Falcão e Óscar Rosmano, Parreirita Cigano e o mexicano Enrique Fraga, entre muitos mais.

Integrou ao longo da sua extraordinária carreira as quadrilhas de inúmeras figuras do toureio nacional, entre as quais as dos matadores Francisco Mendes, Manuel dos Santos, José Júlio, José Simões, Óscar Rosmano, Vitor Mendes e Parreirita Cigano e as dos cavaleiros Luis Miguel da Veiga, José João Zoio e João Salgueiro.

Manuel Badajoz tomou a alternativa de bandarilheiro a 15 de Setembro de 1953 na praça de toiros da Moita, concedida por Pedro Gorjão, após ter prestado provas para bandarilheiro no Cartaxo a 1 de Novembro de 1952. Bandarilheiro de eleição, pessoa simples e humilde, de fino trato.

O corpo de Manuel Badajoz está em câmara ardente na Igreja da Misericórdia, em Coruche, onde amanhã, segunda-feira, será celebrada uma missa às 13h45, sendo depois cremado em Santa Iria numa cerimónia reservada à família.