cavaleira-soraia-costa-touradas
Agosto. 19. 2021 Agosto. 19
Jovem, mulher e rosto de campanhas publicitárias: Portugal vai ter uma nova cavaleira tauromáquica

"Filha de peixe sabe nadar" e Soraia Costa seguiu à regra este ditado português. Aos 27 anos, a filha de Carlos Portugal, cavaleiro tauromáquico, natural de Santa Maria da Feira, vai tirar a alternativa e concretizar um objetivo com o qual sempre sonhou.

Esta sexta-feira, dia 20 de agosto, o esforço e trabalho que a cavaleira do norte desempenha desde os 7 anos de idade vai dar frutos e será alcançado um propósito que Soraia tem na sua vida como "uma grande responsabilidade".

A paixão pelos cavalos e pela arte tauromáquica está ligada à jovem mulher desde muito cedo. "Esta paixão nasceu comigo. Desde sempre tive cavalos em casa e desde pequenina que estive ligada ao mundo dos mesmos. Comecei a fazer provas de hipismo com 7 anos e, mais tarde, quando o meu pai concretizou o sonho de ser cavaleiro tauromáquico, já tinha o 'bichinho' e este nunca mais saiu de dentro de mim", explicou. 

A sua formação foi feita sobretudo junto da família Ribeiro Telles, com o Mestre David Ribeiro Telles, António Ribeiro Telles e Manuel T. Bastos, e em casa do Mestre João Moura, que será o seu padrinho da alternativa, tendo ainda contado com o apoio de muitos outros cavaleiros. 

Licenciada em Solicitadoria, no Instituto Politécnico do Porto, o rosto que podemos ver em várias campanhas da marca Cavalinho, contou que o caminho até conseguir a alternativa nem sempre foi fácil. "O facto de não termos antecedentes, fez com que tivéssemos de criar todas as condições necessárias para eu poder treinar. Ainda assim, passo muito tempo no Sul para conseguir estar mais próxima do mundo tauromáquico". 

A alternativa de Soraia Costa é mais um sinal de vitalidade da tauromaquia que mostra que esta é uma arte pujante com o passar dos anos, renovando-se e atraindo os mais novos, e onde as mulheres ganham cada vez mais destaque.