Reuniao-Magna-protoiro
Novembro. 30. 2018 Novembro. 30
Descida do IVA abre portas à baixa de preços nos bilhetes das Touradas

A descida do preço dos bilhetes para as corridas da próxima temporada taurina é uma das medidas em estudo por parte dos empresários do setor. A iniciativa ainda está em estudo, pela Associação Portuguesa dos Empresários Tauromáquicos, mas já foi avançada pelo próprio presidente da APET e da PróToiro, durante a Reunião Magna do setor.

A estratégia para a Tauromaquia foi, naturalmente, discutida e a conclusão não podia ser mais unânime: inovação e modernização para ir ao encontro do consumidor do Século XXI.

"A notícia da descida do IVA para 6 por cento ainda é recente. Há quatro anos, quando passou para 13%, os empresários suportaram o aumento. Agora, com a descida, ainda não decidimos como o fazer, mas uma coisa é certa – vai haver um impacto direto", afirmou Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da APET e da PróToiro, durante o encontro realizado esta quinta-feira.

Outras medidas apresentadas para dinamizar o setor dizem respeito à realização de um plano estratégico em 2019, que envolva todos os intervenientes tauromáquicos, com o objetivo de modernizar esta indústria cultural.

De forma a ir ao encontro do consumidor moderno, a PróToiro propõe-se concretizar um plano de digitalização do setor para modernizar a comunicação do mesmo e o reforço da aposta no Cartão Aficionado, que garante, entre outros benefícios, descontos na compra de ingressos. "Quando o consumidor fizer a sua pré-compra online, ele tem de encontrar todas as informações de que necessita. Quem não estiver na internet está fora do mercado, não existe", explicou Hélder Milheiro, secretário-geral da PróToiro.

Durante a Reunião Magna foram ainda explicadas propostas que pretendem reforçar a capacidade de ação global do setor e de resposta às iniciativas antitaurinas. "Esta vitória da Cultura no Parlamento é um trabalho que tem de ser contínuo. Acreditamos que envolver os aficionados, revertendo para a defesa e promoção da Tauromaquia um valor simbólico – a definir, mas sempre inferior a 1 euro sobre o preço de um bilhete -, será um caminho decisivo nas batalhas que se seguem", explicou Nuno Pardal, presidente da Associação Nacional de Toureiros.

Luís Capucha, presidente da Associação das Tertúlias Tauromáquicas de Portugal, manifestou a total apoio a esta iniciativa.

Todos estes temas ficarão fechados antes da próxima temporada, após serem discutidos e aprovados pelas respetivas associações.

Um dos momentos altos da Reunião Magna foi a participação de representantes dos grupos parlamentares que viabilizaram a inclusão da tauromaquia na descida do IVA na Cultura.