Rota-Tauromaquica-vila-franca-xira
Julho. 01. 2022 Julho. 01
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira lança "Rota Tauromáquica"

Foi junto ao Monumento ao Campino que se assinalou a implementação do último medalhão da "Rota Tauromáquica", o roteiro que marca nas ruas de Vila Franca de Xira, mas também um pouco por todo o Concelho, os locais mais emblemáticos ligados à tauromaquia.

Os medalhões, em latão fundido junto a cada local tauromáquico, definem um roteiro que inclui monumentos, a Praça de Toiros Palha Blanco, bustos, mausoléus e dezenas de tertúlias que marcam a história e afición.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira disponibiliza no site oficial "90 Anos do Colete Encarnado" o mapa interativo da festa que, entre outras funcionalidades, apresenta a "Rota Tauromáquica".

Este guia representa aquelas que são as montras da identidade taurina, apresentando um património cultural de grande importância histórica, mas também locais de convívio e lazer que, com afición, marcam o ritmo da comunidade.

Ao longo de todo o ano, com destaque para os dias de Colete Encarnado e de Feira de Outubro, percorrer esta rota é descobrir a história e sentir o espírito único de Vila Franca de Xira.

A "Rota Tauromáquica" convida todos os habitantes e visitantes a conhecerem o património taurino do nosso território e todo o seu contributo para a riqueza cultural do Concelho de Vila Franca de Xira.