iva-touradas
Novembro. 28. 2018 Novembro. 28
Aprovado IVA das Touradas a 6% e Toureiros mantêm isenção

Eram quase 24h desta terça feira quando os deputados aprovaram as propostas do PCP, PSD e CDS para incluir as Touradas na baixa do IVA cultural para 6% e os toureiros mantêm a isenção de IVA na prestação de serviços, como os demais artistas. 

Os partidos chumbaram a proposta do PS que previa essa redução apenas para espetáculos em recintos fixos -- não direcionada para as corridas de toiros, portanto, e que deixava todos os restantes espetáculos na fasquia dos 23%.

A descida do IVA vai entrar em vigor a 1 de Janeiro, pelo que a temporada de 2019 vai decorrer toda ela com IVA reduzido, ao contrário do que propunha o PS, com a entrada em vigor somente para Julho. Amanhã será novamente votada a proposta do PS para que reduz o IVA para a tauromaquia somente em recintos fixos, mas que não irá ser aprovada. 

Assim, a alteração aprovada pela maioria dos deputados que põe o IVA da tauromaquia na taxa reduzida abre também espaço para reduzir o IVA para outros espetáculos, incluindo os festivais de verão, que acabam por beneficiar do efeito do IVA das Touradas. 

Nas votações foi também chumbado pelo PS, PSD, CDS e PCP uma proposta do PAN para excluir a raça brava de lide dos apoios às raças autóctones portuguesas no PDR2020. 

Esta é uma grande vitória da Tauromaquia, da cultura portuguesa e do direitos de todos os cidadãos à cultura. 

Assina já a Petição pela Demissão da Ministra da Cultura